Conselho Municipal de Mobilidade Urbana será reativado em Campos

  • SINDIVAREJO
  • Mobilidade urbana

Representantes das Entidades de Classe que estão preocupados com o caos no trânsito campista o que reflete negativamente no comércio, principalmente na área central


A informação foi repassada pelo vice-presidente do IMTT, Davi Bonates durante reunião com as Entidades de Classe, realizada na última quarta feira(1) na sede do Instituto Municipal  de Trânsito e Transportes, solicitada  pelos representantes das Entidades de Classe que estão preocupados com o caos no trânsito campista o que reflete negativamente no comércio, principalmente na área  central, explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos ( ACIC) Fernando Loureiro.

Participaram da reunião o vice presidente da regional da Firjan, Thieres Rodrigues, presidente da CARJOPA, Marcos Fadul, Representa da OAB, Eduardo Linhares, representante da REDECON, Walace de Melo Braga Júnior , presidente da Anflucof Fernando Trindade, presidente do SINDIVAREJO, Maurício Cabral, presidente da ACIC, Fernando Loureiro, vice presidente da Fundenor, Leonardo Castro de Abreu, diretor regional Sest / Senat Marcos Peres ,  presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL Edvar Junior e os empresários  Leonardo Goulart e Fábio Matta.

Os representantes das  Entidades de Classes destacaram situação da falta de Mobilidade Urbana no município o que interfere diretamente na economia do município. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista ( SINDIVAREJO) Maurício Cabral abordou a questão de  colocar em prática a Lei 9. 171, de autoria do vereador Raphael Thuin, que prevê campanha educativa nas escolas e sociedade sobre a Lei de Trânsito que foi sancionada pelo Prefeito Wladimir Garotinho.  Cabral acrescentou que se houvesse uma maior fiscalização o poder público poderia economizar principalmente na Saúde, que tem despesas altíssimas, devido ao alto número de acidentes de trânsito", concluiu.

Já o representante da CARJOPA, Marcos Fadul, foi mais incisivo abordando  que é necessário um " Choque de Ordem" nas ruas da cidade, com ações mais efetivas para conter desordem como a presença motoqueiros que circulam pela contramão, assim como motoristas que não respeitam os sinais de trânsito, colocando a própria vida em risco e as de terceiros.

O diretor regional do Sest / Senat, Marcos Peres, falou que a instituição existe no município há 20 anos  e que tem um corpo técnico  qualificado para oferecer cursos de capacitação e atualização, visando melhorar e deixar o trânsito campista mais humanizado e disciplinado.

Por sua vez o vice presidente do IMTT, Davi Bonates que estava acompanhado da Assessora do Programa Especiais , Ana Maciel, destacou que o município vem investindo nas melhorias do trânsito, visando implantar o plano de Mobilidade Urbana, com projeto elaborado e sendo implantado gradativamente.

- Infelizmente estamos precisando fazer algumas  intervenções ao longo da Av. 28 de Março,  uma das principais vias de acesso de Campos, mas acreditamos que dentro de no máximo 40 dias as obras estarão concluídas, assim como a instalação do sistema de Semáforo Inteligente que dará uma maior  fluidez na Avenida, reduzindo os engarrafamento, comentou Bonates.

A doutora em Engenharia de Trânsito, Ana Maciel, abordou  a importância da realização das  Campanhas Educativas e propôs uma parceria com as Entidades de Classes para juntos poderem reduzir esses problemas , onde cada uma poderia contribuir com algum tipo de ação. Este assunto ficou pré- agendando para uma nova reunião ainda neste mês.

Já empresários da Avenida Alberto Torres, que também participaram da reunião, solicitaram uma reavaliação das mudanças implantadas no trecho entre a rua Rocha Leão até o início do bairro Nova Brasília, já que eles não foram ouvidos. Mas as mudanças vem causando prejuízos de aproximadamente 30% para muitos segmentos destacou o empresário Leonardo Goulart.